SER-RIO

Perguntas Frequentes

Sim, geralmente, os loteamentos são obrigados a oferecer alguma infraestrutura básica de acordo com as leis e regulamentações locais como: vias de acesso, ruas pavimentadas, sistema de esgoto e coleta, abastecimento de água, calçada e meio-fio, entre outros…

No vídeo o Matheus Pellá, diretor do Grupo Ser-Rio, explica mais sobre o assunto. Confira!

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Grupo SER-RIO (@grupo.ser_rio)

Localização/Acesso Fácil

A localização do loteé um dos fatores mais críticos a serem levados em conta. Considere a proximidade de serviços essenciais e verifique o acesso ao loteamento. Uma boa localização não apenas afeta o valor do lote, mas também a sua qualidade de vida futura.

Zoneamento e suas limitações

É fundamental verificar com as autoridades municipais sobre o zoneamento e as regulamentações locais que se aplicam a cada lote. Cada área tem diretrizes específicas sobre o que é permitido construir, o uso da propriedade e outras implicações.

Verifique a documentação.

Realize uma pesquisa detalhada sobre toda a documentação do lote para não ter surpresas futuras.

Uma obra vai muito além da matéria-prima e mão de obra.

Existe toda uma burocracia de regulamentação e liberação junto a órgãos responsáveis, com apresentação de documentos que registram e descrevem as informações técnicas e administrativas relacionadas a um projeto de construção, desde o seu início até a conclusão.

Com conhecimento e vasta experiência no assunto, o Grupo Ser-Rio providencia toda essa documentação de maneira criteriosa, atentos a todas as exigências legais e regulamentares aplicáveis, garantindo a certificação da obra, bem como licenças e autorizações necessárias para sua operação.

Uma obra de infraestrutura malfeita pode apresentar diversos riscos tanto aos trabalhadores em atividade quando à população em geral.

É fundamental que existam materiais adequados e profissionais qualificados para o desenvolvimento da obra, além de seguir rigorosamente todas as normas de segurança e qualidade.
Abaixo, separamos 3 riscos, acompanhe.

  1. Solo mal compactado.
    O solo mal compactado pode trazer prejuízos aos responsáveis pela obra. O principal deles são pequenas erosões, nas quais os veículos podem colidir e causar graves acidentes.
  2. Valas mal abertas e não escoradas.
    Ao assentar as tubulações de água e esgoto, se as valas não estiverem bem abertas ou até mesmo escoradas, pode ocorrer a ruptura das suas paredes e como consequência pode vir a soterrar os trabalhadores em atividade.
  3. Redes sem nivelamento.
    O nivelamento correto na execução das redes de águas pluviais e esgoto são de extrema importância, uma vez que, quando desniveladas, podem até retornar o esgoto doméstico para as residências, e galerias sem quedas podem provocar sérias inundações.