A pavimentação urbana é um dos pilares para a infraestrutura das cidades, responsável por garantir segurança, conforto e mobilidade para todos. Neste guia, você vai entender os tipos de pavimentação urbana, sua construção, durabilidade e principais problemas.
Todos já nos deparamos com problemas decorrentes do pavimento ruim: carros desviando de buracos, pedestre tropeçando em asfalto irregular, engarrafamento causado por obras. Diante dessas dificuldades, você já parou para pensar na importância da pavimentação urbana para a sua cidade? Ela é um elemento fundamental na infraestrutura das cidades, responsável por garantir a segurança, o conforto e a mobilidade de todos.
Tipos de Pavimentação
· Asfalto (CBUQ – concreto betuminoso usinado a quente) – é o tipo mais utilizado no Brasil e trata-se basicamente de uma mistura de pedras e ligante asfáltico (derivado do petróleo). Ele é relativamente barato, fácil de manusear, trás conforto e aderência aos usuários. Entretanto, é suscetível a deformações e trincas, não sendo o mais durável.
· Concreto – é composto por uma mistura de cimento, areia, pedras e água. Muito durável, resiste à altas cargas e tem baixo custo de manutenção. Porém, é mais caro que o asfalto, mais difícil de aplicar e mais ruidoso ao contato.
· Blocos Intertravados (Paver) – é feito com peças pré-moldadas de concreto ou cerâmica, que encaixam umas nas outras. Esteticamente agradável, permite a infiltração da água da chuva e é fácil de ser removido e reutilizado, todavia, além do custo mais alto, não é resistente à altas cargas.
· Outros Tipos – ainda, é possível encontrar outros tipos de pavimentos menos frequentes, ou que já caíram em desuso, como pisos ecológicos, lajotas e paralelepípedos.
Etapas da Pavimentação
A pavimentação é feita em várias etapas, como um bolo com camadas. Inicialmente é feita a Preparação do Subleito, onde é removida a vegetação e o solo, que faz o suporto das demais camadas, é nivelado e compactado.
Em seguida, é a executada a Base e a Sub-base: camadas de material granular (brita ou cascalho) são aplicadas para distribuir as cargas e melhorar a capacidade de suporte do pavimento. Além disso, essas camadas servem para evitar a ascensão de água por capilaridade.
Então, é feita a aplicação da Camada de Revestimento: asfalto, concerto, blocos intervalados ou outros tipos de pavimentos, que irá resistir ao desgaste do tráfego e proporcionar conforto aos usuários.
E, por fim, temos o Acabamento, etapa em que se faz a compactação das camadas, seu nivelamento e execução das juntas de dilatação.
Durabilidade do Pavimento
A durabilidade da pavimentação urbana depende de fatores como o tipo de pavimento, a qualidade dos materiais e da execução das obras, o volume e tipo de tráfego, as condições climáticas e a manutenção da rede. Em média, a vida útil da pavimentação asfáltica gira em torno de 5 a 10 anos, enquanto a do concreto, de 20 a 30, e a de blocos intervalados, 15 a 25 anos.
Recapeamento
Tendo em vista sua boa utilização, o pavimento deve ser recapeado sempre que apresentar sinais como buracos, trincas, afundamentos, desgastes excessivos e irregularidades na superfície. No recapeamento é feita a remoção da camada antiga dos revestimentos e aplicada uma nova camada, restaurando a capacidade de suporte do pavimento e aumento sua segurança.
E quanto aos prejuízos? Danos aos veículos, acidentes com vítimas, congestionamentos, desvalorização imobiliária. Segundo o Instituto DataFolha, em pesquisa realizada em março de 2024, “buraco no asfalto” foi eleito como o principal problema urbano para 84% da população da cidade de São Paulo, deixando bem claro que má a qualidade dos materiais, execução inadequada, falta de manutenção, excesso de carga e drenagem ineficiente podem custar muito caro ao pavimento e à população.
Escolher a construtora certa para a execução das obras de pavimentação do seu loteamento é primordial. Ter sua obra executada pelo Grupo Ser-Rio é um selo que garante a qualidade do empreendimento, trás segurança e durabilidade para sua infraestrutura.
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